terça-feira, 11 de outubro de 2011
Eixo 2-Currículo.
Troca de experiências
O projeto da Gincana na Escola é fenômenal, pois tem como objetivo unir os professores, alunos e famílias, uma parceria que une através de provas colaborativas , culturais, brincadeiras, dança, revelando talentos e predominando as culturas exixtentes no nosso município, pois não existe algo mais bonito doque a união entre escola, pais e toda sociedade.
Os trabalhos são desenvolvidos em provas de grupo, trabalhando a união do grupo, provas que despertam a criatividade como no caso da pintura no rosto, tudo contando ponto para a equipe, como também o dia brega, onde os alunos foram liberados de ir com os uniformes para ir bem brega, mostrando que a sua moda é você quem faz.
As brincadeiras foram criativas e com muita participação e integração das equipes em um todo, alunos, professores, coordenadores e comunidade.
EIXO 2 – CURRÍCULO
Cilmara Bianchetto Passini
Escola Municipal Cristalino
Série: 6º ano
Total de alunos 23
Aula de Ciências
Duração da aula: 1 hora.
Ciências 4 aulas
Sistema solar
Justificativa:
Os alunos do 6º ano possuem uma idéia muito vaga do sistema solar, por este motivo decidi mostrar como realmente o sistema solar é e como ocorre o movimento através da visualização.
Objetivo Geral:
Mostrar aos alunos quão maravilhoso e curioso é o nosso sistema solar.
Objetivo Específico:
Compreender o movimento de rotação e translação;
Conhecer o sistema solar através de imagens .
Compreender porque o planeta Terra possui vida e os demais ainda não se sabe.
Metodologia:
Para a realização desta atividade irei usar os computadores em sala, e através de videos do youtube direcionados, pesquisas na internet e video da tv escola irei trabalhar a o Universo com os alunos.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
IDENTIDADE E CULTURA ÁFRO -BRASILEIRA - MÓDULO VIII
Numa época em que ainda não havia o patrulhamento "politicamente correto", Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como "negão é o teu passádis" e "quero morrer prêtis se eu estiver mentindo",
Mussum como era chamado fez muito sucesso até o dia 29 de julho de 1994, onde um transplante de coração o fez parar de respitar.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
ATIVIDADE 1.3
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DO CURSISTA: CILMARA B. PASSINI.
Projeto e suas características
Acredito ser difícil trabalhar um projeto sozinho, o projeto deve ser trabalhado ao mesmo tempo por todos os professores porém cada professor puxando para sua área do conhecimento, assim o aluno vai vivenciar o mesmo tema mas visto em diferentes áreas, de diferentes linguagens de diferentes formas. Exemplo trabalhar dengue, posso trabalhar em ciências a proliferação do mosquito, em português interpretação de histórias em quadro, em matemática fazer uma tabela de pessoas contaminadas no bairro, porcentagem, em história o surgimento do mosquito da dengue, e assim por diante... todos trabalhando o mesmo tema de diferentes formas.
ATIVIDADE 1 . 2
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DO CURSISTA: Cilmara B. Passini
DIÁLOGO TEÓRICO
Segundo Paulo Freire quando ele cita “Ler o mundo “ para poder transformá-lo, ele enfatiza que os educadores precisam levar em conta o conhecimento que o aluno já trás na “bagagem” fazendo-o refletir sua vivencia como cidadão na sociedade onde vive, não se prendendo em exercícios que os alunos não percebem onde pode ser utilizado, mas que aprenda ainda mais sobre situações que ele já esteja vivenciando, facilitando assim o aumento de um aprendizado que ela já possuía. Já Fernando Hernandez trabalha mais com projetos no qual deve ser vinculados aos currículos da escola, usando temas cotidianos também da vivencia do aluno no qual desperte a curiosidade do aluno , levando-o a refletir sua participação como cidadão na sociedade e não apenas trabalhar o currículo tradicional, afastando a criança da realidade em que está inserida, mas sim fazendo-a refletir suas oportunidades e sua cidadania, despertando assim a criticidade do aluno para o mundo.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Projeto de vida 1.1
Projeto de vida
Eu como ser humano comum, sou muito humanista e gosto de ser criativa em minha sala de aula, o difícil é conseguir por em prática as minhas idéias.
Por ser humanista demais, muitas vezes acabo ficando doente de preocupação com meus alunos, pois sinto que eles não mostram interesse na aula, no entanto me esforço o máximo que posso para que minhas aulas e minha vida seja diferente e criativa.
Até gosto de trabalhar com projetos pois é fundamental para o crescimento do aluno e do profissional, como quando eu queria fazer minha faculdade de Matemática, mas fui obrigada a deixar de lado por uma gravidez, no entanto demorou um bom tempo mas estou quase terminando de fazer, demorou mas consegui e nós professores devemos estar assim também, não desistindo de motivar e de trabalhar projetos com nossos alunos.
O projeto precisa ser bem criativo e que desperte o interesse e a curiosidade de todos, em minha vida sou cheia de projetos para o futuro, como ter minha própria casa, meu carro, mais um filho, mas acho que estão tão longe que esqueci de colocar uma data para concluí-los.
Preciso ser mais flexível, não só na minha sala de aula como em minha vida deixando de me cobrar tanto, para que com isto os meus projetos tenham sucesso. Somente quem tem vontade e garra na vida, consegue concluir seus projetos de vida.
Reflexão ser bobo
Reflexão Ser bobo
Muitas as vezes seria melhor ser bobo do que ser dotado de um pouco mais de inteligência, se dá para chamar de inteligencia, pois não estaríamos tão estressados em nossas vidas se fossemos simplesmente bobos, tiraríamos e ou criaríamos tempo para nós e nossos filhos.
Ser bobo é viver sem preocupação, está sempre distraído, sonhando, não tem sonhos futuros mas sim vive o presente, sem deixar para amanhã o que deseja fazer hoje. Ser bobo e viver sem se preocupar com o que possa vir no futuro é viver somente o presente, então ser bobo é uma glória pois nós deixamos de viver o presente e ser feliz, para ser feliz no futuro, mas quem garante que vamos chegar neste futuro? Pensando assim ser bobo é ser inteligente, é ser criativo é viver cada dia como se fosse o ultimo, é não ter respostas prontas mas sim criá-las no exato momento que elas lhe são cobradas, afinal porque sofrer antecipado.
Neste sentido ser bobo é ser inteligente, por isto quero viver como uma boba, sonhar com os pés no chão, idealizar e viver sem sofrer por antecedência, viver a cada dia um projeto novo, sem complicar mas apenas viver.