quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reciclagem de garrafas peti

Projeto Reciclagem

No ano de 2010 eu, Professora Cilmara Passini juntamente com as alunas Sara e Natryelly decidimos montar um projeto sobre a reciclagem, devido a quantidade de garrafas peti que se encontrava aos redores da Escola que se encontra no Assentamento Jaraguá. O primeiro passo após decidir o tema que iriamos trabalhar e porque iriamos usar este tema foi pedir em todas as salas para que não jogassem as garrafas peti fora e nem queimassem, mas sim que trouxessem para a escola para serem reaproveitadas.

Em uma semana nós tínhamos mais de 800 garrafas peti, que logo foram selecionadas e cada qual foram lavadas e separadas para reutilização, as mais bonitas e sem amassados foram usadas para a produção de caixas, e as mais velhas foram feitos 4 pufes e 1 mesa, e ainda forma produzidos portas canetas, enfeites , flores, cinzeiros, potes para guardar alimentos e os restos foram utilizados para construir uma arvore de natal. Nós tivemos ajuda de alguns professores que cederam o espaço da aula para ajudar as meninas tais quais a professora Giovana e Graziela e os demais alunos da sala que além de fazer os seus projetos ainda ajudaram as meninas no projeto delas, ajudando a cortar, lavar e a montar os materiais...

terça-feira, 19 de abril de 2011

reflexão

Acredito que integrar o aluno aos problemas de seu bairro é um dos melhores jeitos para que o aluno sinta a necessidade de aprender e é nestes casos que mais precisamos da integração dos alunos ao meio em que vive, acontecendo assim uma interação do aluno, escola, professores, e familia, esta interação pode mudar os conceitos e conhecimentos do jovem na sociedade, somente assim nós podemos interagir e introduzir ao aluno o conhecimento e a curiosidade, dispertando nele a necessidade.

Nesta interação é interessante utilizar os meios que mais rodeiam nossos educandos, tais quais a máquinas digitais para fotografar os momentos de encontros e situações problemas e ou adimiráveis vistas no bairro, lap top para pesquisas aprofundadas sobre o assunto, câmeras de filmagem para filmar o antes e depois do trabalho realizado.

Estas são algumas maneiras de chamar o aluno a realidade e envolve-lo na aprendizagem cotidiana.

Fotossintese e cadeia alimentar.

ESTRUTURA CURRICULAR
Ensino fundamental
6º ano
Componente Curricular das Ciências Naturais
Tema: Fotossíntese e cadeia alimentar
Justificativa:
Ter conheimento quanto ao funcionamento dos ambientes naturais, tanto quanto como a vida se mantem e se renova, contribui para a formação da cidadania, pois pode levar um cidadão a mudança de comportamento quanto ao meio ambiente.
Objetivo geral
Mostrar aos educandos como o processo da fotossíntese, coopera com a cadeia alimentar.

Objetivo específico
Conhecer o processo da realização da fotossíntese
Compreender a importância de a fotossíntese para a cadeia alimentar
Compreender o vídeo apresentado sobre a fotossíntese
Compreender o vídeo apresentado sobre a cadeia alimentar
Compreender a importância da pesquisa
Duração do trabalho
Aproximadamente oito aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
Procuram no dicionário o significado de fotossíntese e de cadeia alimentar
Os alunos conversam sobre os temas
Pesquisa de textos falando da relação da fotossíntese com a cadeia alimentar no site escolhido
Assistir os vídeos sobre fotossíntese e também sobre cadeia alimentar
Registrar o que observaram nos vídeos
Relatar os conhecimentos adquiridos com as aulas
Produzir mural em grupo com desenhos explicativos
Recursos complementares

Vídeo no data show, mural, laptop, lápis de cor, sulfite.
Avaliação
Participação e contribuição durante as aulas
Prova
Atividades em grupo da produção do mural
Trabalho de pesquisa

Bibliografia
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-742-,00.html
http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LpY0dZpMkPE&NR=1;
http://www.youtube.com/watch?v=seAHtYc0WcA&NR=1

quinta-feira, 14 de abril de 2011

As diferenças em nosso ambiente escolar

As Diferenças em nosso ambiente escolar

Hoje dia 13-04-2011, entrei em minha sala de aula do 7º ano , com um tema diferente dos quais geralmente trabalho , é claro estamos sempre falando das diferenças e que ninguém é igual a ninguém no entanto não nos aprofundamos muito no assunto. O tema trabalhado foi “As diferenças em nossa sociedade”.

Primeiramente li uma historinha da “A Abelha Chocolateira”.

Em seguida depois de conversar muito sobre a historia li outro texto falando sobre como é trabalhada “as diferenças no ambiente escolar.”

Em seguida conversamos novamente sobre o tema .

Atividades :

1 – Os alunos foram me dizendo tudo o que para eles são diferença do ser humano e que eles viam em meio aos seus colegas e em seu bairro. E eu ia escrevendo no quadro todas as palavras ditas pelos alunos.

Depois de encher o quadro com tantas palavras ditas, comecei a questionar os alunos , com o intuito de ouvir a opinião deles sobre as diferenças.

1ª- Quais os direitos de todas estas pessoas, cuja possui estas diferenças?

2ª-Segundo a opinião dos mesmos é um caso de violência para com uma pessoa com alguma destas características diferentes?

3ª- Vocês gostam de alguém que só ridiculariza você em frente aos demais?

4º- Vocês gostam de ser tratados com respeito?

5º-E vocês, respeitam os colegas?

6ºVocês já imaginaram se todos fossem iguais?

A idéia é que os alunos reflitam sobre o que faz no dia a dia com seus colegas. E foi aí que os mesmos perceberam o quanto são injustos com os demais quando os chamam der gordos, seqüelas, pobretona, vagabundo, preto, branquelo, burro, jumento ... Etc. Perceberam que devemos ter respeitos com todos e não humilhá-los. Afinal as diferenças são fundamentais para a nossa sociedade.

Ninguém tem o direito de questionar o próximo e ou criticá-lo, pois afinal não somos e nem fomos criados em uma mesma cultura, e em meio a mesma sociedade e classe social.

Afinal: “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”

Atividade

2- Produziram uma parodia em grupo falando sobre:

· Somos diferentes, mas temos os mesmos direitos.

· Vitimas de racismo na sociedade.

terça-feira, 5 de abril de 2011

As sereias do ensino eletrônico

As sereias do ensino eletrônico

Sempre que nos deparamos com situações que requer a mudança de nossos hábitos, ficamos apavorados e com medo de ousar, mas isto é algo que acontece com qualquer pessoa, no momento em que é cobrada a sua evolução. Mas as tecnologias estão aí, e nós professores não podemos ficar parados no tempo, pois até mesmo os museus que vivem na tentativa de conservar a nossa historia, não deixa de evoluir tecnologicamente, então, nós professores temos que ficar parados sem aproveitar o que temos de melhor?

A aceitação é sempre complicada, pois o professor tem tantas atividades para fazer, e cobranças a todo o momento, que não está tendo tempo suficiente para descansar mentalmente, acredito seja esta talvez a maior dificuldade do professor, não que ele não queira se aperfeiçoar e sim o tempo e as cobranças por resultados é que o fazem rejeitar de uma certa forma no inicio a Tecnologia, no entanto ainda vemos aqueles que já tem seus “planos “ de aula prontos e mexer neles é o que o torna a introdução da tecnologia tão difícil.

As tecnologias estão aí e ela não tem o intuito de dificultar o trabalho do professor e sim ser um auxiliar em sala de aula, facilitando a vida quanto a pesquisas e de muitas outras maneiras, mas para isto o professor precisa saber usar, pois não é fácil entrar em uma sala cheia de computadores sem saber usa-los.

A Tecnologia chegou para revolucionar a educação e com tanta evolução tecnológica não podemos ficar parados ou seremos substituídos por computadores como já vem acontecendo em Faculdades online televisionados, e cada dia a tendência é atingir o máximo de alunos com menos gastos, e professor desatualizado vai sendo excluído como em uma seleção natural dos indivíduos onde o mais resistente e habituado permanece e sobrevive.