As Diferenças em nosso ambiente escolar
Hoje dia 13-04-2011, entrei em minha sala de aula do 7º ano , com um tema diferente dos quais geralmente trabalho , é claro estamos sempre falando das diferenças e que ninguém é igual a ninguém no entanto não nos aprofundamos muito no assunto. O tema trabalhado foi “As diferenças em nossa sociedade”.
Primeiramente li uma historinha da “A Abelha Chocolateira”.
Em seguida depois de conversar muito sobre a historia li outro texto falando sobre como é trabalhada “as diferenças no ambiente escolar.”
Em seguida conversamos novamente sobre o tema .
Atividades :
1 – Os alunos foram me dizendo tudo o que para eles são diferença do ser humano e que eles viam em meio aos seus colegas e em seu bairro. E eu ia escrevendo no quadro todas as palavras ditas pelos alunos.
Depois de encher o quadro com tantas palavras ditas, comecei a questionar os alunos , com o intuito de ouvir a opinião deles sobre as diferenças.
1ª- Quais os direitos de todas estas pessoas, cuja possui estas diferenças?
2ª-Segundo a opinião dos mesmos é um caso de violência para com uma pessoa com alguma destas características diferentes?
3ª- Vocês gostam de alguém que só ridiculariza você em frente aos demais?
4º- Vocês gostam de ser tratados com respeito?
5º-E vocês, respeitam os colegas?
6ºVocês já imaginaram se todos fossem iguais?
A idéia é que os alunos reflitam sobre o que faz no dia a dia com seus colegas. E foi aí que os mesmos perceberam o quanto são injustos com os demais quando os chamam der gordos, seqüelas, pobretona, vagabundo, preto, branquelo, burro, jumento ... Etc. Perceberam que devemos ter respeitos com todos e não humilhá-los. Afinal as diferenças são fundamentais para a nossa sociedade.
Ninguém tem o direito de questionar o próximo e ou criticá-lo, pois afinal não somos e nem fomos criados em uma mesma cultura, e em meio a mesma sociedade e classe social.
Afinal: “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”
Atividade
2- Produziram uma parodia em grupo falando sobre:
· Somos diferentes, mas temos os mesmos direitos.
· Vitimas de racismo na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário