O racismo no Brasil é até hoje uma atitude de ignorância das pessoas para com as próprias origens. Deste a antiguidade convivemos com povos Indígenas; negros ; portugueses ou então a miscigenação de todas as raças, como vemos hoje, pois afinal de conta, aqui se instalaram povos de todos os lugares do mundo, tais como Portugueses, espanhóis, alemães, franceses, japoneses, árabes, peruanos, e muitos outros povos, sendo o nosso pais mais hospitaleiro com os estrangeiros do que com seu próprio povo.
Atualmente percebemos que pessoas estrangeiras tem mais “valor” do que nós que nascemos e crescemos aqui. Quantos indigenas você observa convivendo harmoniosamente em sociedade com os outros grupos de povos aqui mesmo em nosso municipio?o que vemos são pessoas de diferentes raças, mas não percebemos que temos em comum no sangue, uma paixão, uma descendencia brasileira.
O que existe por aqui é muito racismo camuflado e que todo mundo faz questão de ignorar . Os atingidos são sempre os mesmos, negros, mestiços, nordestinos, pessoas são condições financeiras e ou fora do padrão da moda, obesos, baixos, principalmente, os mais pobres que não conseguem emprego, estudo, dignidade e respeito. Estes não têm lugar na sociedade brasileira!
E para averiguar se é realmente verdade basta visitar as faculdades, os pontos de encontro como bares, danceterias, teatros ou, até mesmo, se tiver mais coragem, observe uma favela ou o presídio. Claramente nestes pontos de encontro , este racismo dissimulado e camuflado vem à tona e causa espanto em muitas pessoas que não “querem encarar” a verdade dos fatos.
http://www.spiner.com.br/modules.phpname=News&file=article&sid=901
Obrigado pelo texto me ajudaram, a fazer meu trabalho escolar.
ResponderExcluir