sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A cor da pele não mostra quem somos, mas sim nossas atitudes.

Falar de cor em sala de aula é muito complicado especialmente para uma professora gaúcha, italiana e de olhos verdes, percebi que os alunos me olhavam de maneira diferente quando pedi para que eles observassem a sua própria pele, conforme diálogo com os alunos percebi que grande parte não aceitam sua própria cor, ou melhor, os de pele de tom mais escura não aceitam sua cor, ou pelo mesmo gostariam de ter cor clara. Em um determinado momento pedi para que eles desenhassem e pintassem sua própria família, como ela é. Tal surpresa foi a minha, quando peguei os desenhos e observei que não havia pessoas negras na família de meus alunos,e quando fui comentar com eles sobre esta minha observação ouvi alguém que falou:
- Para a senhora é fácil falar, pois é branca de olhos verdes!
Confesso que não sabia o que falar, e por um momento fiquei pensando se este conteúdo não havia magoado os alunos, respirei fundo e novamente voltei a questionar o que há de errado com fato da pele ser mais escura? Você deixa de brincar, correr, dançar, estudar, trabalhar... Por ser de pele negra? Aos poucos fui comentando sobre cantores, atrizes e atores famosos, do sucesso de muitos dos jogadores de futebol, na tentativa de mostrar para eles que a cor da pele não impede que o sucesso seja reconhecido e que o que diferencia um ser humano de outro são as atitudes que são tomadas pelos mesmos, e não o tom da pele. No final da aula, acredito que consegui desfazer pelo menos em alguns alunos a idéia de que pessoa negra não tem valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário